blog-logotipo

5 Dicas para Criar um Logo de Sucesso

Criar um logotipo é um dos trabalhos mais desafiadores para um designer e a parte mais importante da identidade visual de uma empresa. Afinal, o logo precisa representar a empresa em uma única imagem, além de causar impacto, chamar atenção

Conteúdo

Criar um logotipo é um dos trabalhos mais desafiadores para um designer e a parte mais importante da identidade visual de uma empresa.

Afinal, o logo precisa representar a empresa em uma única imagem, além de causar impacto, chamar atenção e simbolizar o posicionamento da marca, fixando assim a empresa na mente dos consumidores.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas práticas que consideramos indispensáveis para você criar trabalhos eficazes, criativos e cheios de estilo!

1. Cadê o briefing?

Ter um briefing é essencial nessa tarefa (e em todas as outras).
O cliente precisa detalhar o posicionamento da empresa, o perfil do público alvo, o que ele espera atingir com o logotipo, cores que a empresa usa ou quer usar, descrever seus produtos/serviços e seu diferencial no mercado.
Conversar com o cliente e extrair o máximo de informações possíveis é fundamental para um resultado final que supere as expectativas.

2. Pesquise, pesquise, pesquise!

Designers se tornam grandes pesquisadores durante a carreira, pois para cada trabalho é preciso adquirir informações sobre os diferentes segmentos de empresas, público alvo, seus concorrentes, os logos existentes e assim por diante.
Além disso, inspiração é a chave para um logotipo de sucesso e o Pinterest é um dos melhores lugares para encontrar referências de logos criativos e inovadores.
Conforme esse trabalho de pesquisa e referências vai fluindo, a criatividade vai traçando caminhos que vão gerando ideias inspiradoras.

3. Priorize a harmonia e simplicidade

Logotipos famosos são conhecidos por serem simples, equilibrados e minimalistas.
Um logo harmônico é agradável ao olhar, por isso priorizar essas características é fundamental para o sucesso do seu trabalho.
Escolher bem as cores e fontes que vai usar e pegar leve nos efeitos é crucial, leve sempre em consideração que nosso cérebro dá preferência para características como harmonia, coerência e equilíbrio.

4. Faça testes

Seu logo precisa ser legível e versátil para que seja utilizável em vários tamanhos.
Por isso faça testes. O logo fica legível em um envelope? Suas características visuais são preservadas em formatos maiores como outdoors? Se alguma resposta for negativa, é melhor repensar o conceito do seu trabalho.
Além disso, é preciso testar o reconhecimento do logo. Seu trabalho atingiu o objetivo se mesmo de lado, invertido, simplificado ou em preto e branco, a marca continua sendo reconhecida.

5. Seja original nos seus trabalhos!

Busque uma identidade que tenha a sua cara e o seu estilo, originalidade é fundamental!
Mostre o seu potencial, com criatividade e ideias inspiradoras.
Afinal não tem preço finalizar um trabalho e perceber que ele tem a sua identidade e personalidade!

E você? Tem alguma dica para criar um logo de sucesso?
Venha pra Chairô e Experimente Ser cliente de uma agência com logos premiados! ;)

Receba Artigos e Novidades
da Chairô em primeira mão

Ao clicar em cadastrar, você concorda em receber emails e contatos da Agência Chairô, relacionados ao seu interesse aqui no site.

Comentários

Posts Relacionados

O Instagram se consolidou como a terceira rede social mais utilizada no Brasil em 2023, passando o Facebook! 🤯 📉[...]

A arte de criar experiências únicas e impactantes através do design digital transforma ideias que unem estética e funcionalidade. O[...]

Para alavancar a presença digital da sua marca e conquistar mais clientes, confira essas dicas de ouro para criar estratégias[...]

©2009 – 2024 – Chairô Group CNPJ 25.255.104/0001-78