19fev

Facebook para Empresas: cases de sucesso

O Facebook é uma ótima ferramenta para criar campanhas incríveis que engajam o público, motivam e emocionam. Se inspirar e ter marcas como referência, é uma das melhores maneiras de descobrir práticas que geram sucesso e resultados nessa rede social.

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O Facebook é uma ótima ferramenta para criar campanhas incríveis que engajam o público, motivam e emocionam.
Se inspirar e ter marcas como referência, é uma das melhores maneiras de descobrir práticas que geram sucesso e resultados nessa rede social.
Conheça alguns cases de sucesso e veja como as empresas estão crescendo com o marketing no Facebook!

1. Netshoes

Para homenagear o Dia dos Pais e associar a marca à data, a Netshoes desenvolveu uma série de vídeos com o humorista Wellington Muniz, conhecido como Ceará, sua esposa, Mirella Santos e sua filha, Valentina (que já é muito conhecida nas redes sociais pelos vídeos que os pais publicam).
A campanha combinou anúncios de vídeo, coleção, carrossel e anúncios dinâmicos sempre direcionados para audiências customizadas.
Os vídeos foram o diferencial da campanha, eles mostravam o humorista e sua esposa dividindo as tarefas na criação da filha e, durante o comercial, era possível identificar artigos e roupas esportivas vendidos na Netshoes.
A marca encontrou no Facebook os recursos e formatos ideais para alcançar sua audiência e pôde trabalhar a lembrança e construção de marca durante uma das datas mais importantes do comércio brasileiro.

1.1


2. Old Spice

O desodorante Old Spice inovou com uma transmissão ao vivo de 48 horas no Facebook para comprovar sua proteção de longa duração ao seu público-alvo (homens de 16 a 34 anos).
A marca teve um plano ambicioso, inusitado e muito diferente para aproveitar uma das características do seu produto – a proteção contra o mau-cheiro por 48 horas: fazer uma transmissão ao vivo com dois dias de duração no Facebook.
O plano era deixar um personagem criado pela marca, o Old Spice Guy, confinado em um estúdio por 48 horas. Durante a transmissão e após utilizar o desodorante da marca, o protagonista realizaria atividades sugeridas pelo público que o acompanhava pelo Facebook, como cortar uma melancia com uma espada.
Depois dessas 48 horas, a Old Spice trabalhou Anúncios de Vídeo que destacavam pontos altos da Live.
Só a Live alcançou cerca de 9 milhões de pessoas, enquanto a campanha toda acabou por cobrir 60% da população brasileira de 16 a 34 anos – e com 90% de assertividade.
Um verdadeiro sucesso!

2.2


3. Fanta Guaraná

A Fanta teve uma ideia ousada, inovadora e ainda pouco usada para promover a nova Fanta Guaraná: usou o Messenger aliado a anúncios na plataforma do Facebook e Instagram para convidar o público jovem a experimentar a bebida em unidades do McDonald’s.
Fanta precisava fazer barulho para lançar sua nova versão e além do reconhecimento, a marca buscava ainda gerar intenção de compra nesse público-alvo.
A ideia principal era distribuir, com um bot do Messenger, chamado “Fanta Guaraná, Manda Mais”, cupons que podiam ser trocados por copos de Fanta Guaraná em unidades participantes da rede McDonald’s. O consumidor iniciava uma conversa com a marca e ganhava dois cupons, que podiam ser trocados por uma Fanta Guaraná, o bot ainda indicava as unidades participantes do restaurante.
Para serem levados a essa conversa, a Fanta investiu em anúncios direcionados a jovens de cidades com unidades do McDonald’s envolvidas na ação. No Facebook, apostou em vídeos curtos, que funcionavam mesmo sem som, para gerar reconhecimento e também criativos estáticos com um botão de chamada para ação, que levava os clientes intereressados ao Messenger.
Já para o Instagram, a marca preparou vídeos com influenciadores que dialogavam diretamente com o público-alvo.
A campanha rendeu resultados que superaram a expectativa da empresa. Mais de 2 milhões de cupons foram gerados nas conversas de clientes com o bot, com mais de um terço deles sendo resgatados nos restaurantes participantes.

3.3


4. Dinda

A Dinda, um e-commerce de moda que oferece opções diárias de marcas para bebês e crianças, investiu no formato Collection do Facebook para aumentar as conversões e o CTR.
Com o Pixel do Facebook já instalado em seu site e os públicos segmentados, a marca decidiu testar dois tipos de anúncios: em Carrossel, com link direto para o site e o novo formato imersivo collections, que permite a combinação de um vídeo ou foto com quatro imagens de produtos, também com link para o site.
Após os testes com os diferentes formatos de anúncio, a Dinda percebeu que os anúncios com Collection possibilitaram um maior CTR e maior taxa de conversão. O formato inovador chama a atenção do usuário, algo difícil em um feed de notícias competitivo.

4.4


5. Volkswagen Brasil

Para marcar o lançamento da nova versão do up! no Brasil, a Volkswagen lançou a Campanha #Desache, focada em derrubar velhos conceitos e fazer pessoas “desacharem” o que tinham como certo.
O objetivo era conectar o novo modelo ao público jovem, que está revendo suas ideias em relação a valores sociais, ao consumo e em relação a um carro.
Para garantir o impacto e o alcance necessários para consolidar o conceito de #desache, o Facebook e o Instagram tiveram papéis essenciais na estratégia. Foi aí que entrou a ideia da experiência imersiva, a marca apostou no formato Canvas, que ocupa toda a tela do celular, para passar sua mensagem.
Esse Canvas apresentou um carrossel de imagens, falando de alguns velhos conceitos que foram “desachados” — “Você achava que cuidar dos filhos era trabalho só da mãe” ou “Você achava que o único jeito de se hospedar era em um hotel”, por exemplo. Outros dois carrosséis mostravam detalhes do interior e do exterior do carro e eram seguidos por um vídeo de 60 segundos, a produção falava da superação de conceitos ultrapassados e relacionava essa “quebra” aos diferenciais do novo carro.
Um botão “Estou interessado” finalizava o Canvas e direcionava o consumidor ao site da marca, onde poderia conhecer melhor o carro.
A campanha trouxe o resultado que a Volkswagen esperava, os criativos bem elaborados passaram o conceito às pessoas impactadas e fizeram o “#desache” ser fortemente associado ao novo modelo lançado pela marca.

5.5

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