papelaria e identidade

Identidade Visual: a personalidade da marca

A identidade visual de uma marca é um dos principais fatores para o posicionamento dela no mercado. É preciso estabelecer uma relação emocional com o público-alvo e, para isso, criar uma linha de comunicação forte e bem trabalhada é essencial.

Conteúdo

A identidade visual de uma marca é um dos principais fatores para o posicionamento dela no mercado.

É preciso estabelecer uma relação emocional com o público-alvo e, para isso, criar uma linha de comunicação forte e bem trabalhada é essencial.
Seja um nome, um produto, uma empresa, instituição ou serviço, a identidade visual tem que representar visualmente a marca de forma sólida e eficaz.
Pensando nisso, vamos apresentar algumas dicas para você que quer criar ou entender um pouco mais sobre o processo de criação de uma identidade visual.

vitor-santos-62290

1. Analise, pesquise, estude!

Não tem como fugir, antes de desenvolver o trabalho é preciso conhecer a empresa/marca a fundo.
Saber sobre sua cultura, seu público-alvo e posicionamento no mercado, diferenciais e valores e, claro, pesquisar seus concorrentes.
Utilizando essas informações, fica mais fácil saber como posicionar sua marca.

2. Clean is the new black

Uma identidade visual “limpa”, minimalista e sem frescuras pode expressar mais com menos.
Além de ser agradável aos olhos, ter uma linha de comunicação clean pode refletir toda a força, comprometimento e qualidade da marca através de elementos simples e sofisticados.

3. Tendências, cores e tipografia

Esta etapa é muito importante, pois definirá o estilo a ser seguido na criação da identidade que vai ser usada em todos os materiais gráficos.
Procure referências e tendências, defina as cores e a tipografia e sempre leve em consideração o ramo da empresa e a relação com os clientes.
É preciso também testar a aplicabilidade da marca. Ela tem que se encaixar perfeitamente e de maneira harmônica em qualquer situação. Seja aplicada em um cartão de visita, um envelope ou uma caneca, por exemplo.

4. Pense a longo prazo

Uma das coisas que prejudica a consolidação das marcas no mercado ao longo dos anos é a mudança exagerada da identidade visual.
É preciso fixar algo na memória das pessoas, seja uma cor, um elemento ou uma frase. Por exemplo, se você pensar na Coca-Cola, qual cor vem a sua mente? Com certeza a cor vermelha, né?
Isso porque há muitos anos essa cor é utilizada como base na sua identidade visual.
Então, pense a longo prazo e utilize elementos que não variam ao longo do tempo. Uma pizzaria que possui uma pizza na identidade visual terá problemas se resolver também vender esfihas.

5. Itens de papelaria

Depois de criada a identidade visual, é hora de aplicá-la!
Cartões de visita, envelopes, timbrados, pastas, crachás, folders, cadernos, calendários e canetas são alguns dos artigos que podem ser personalizados com a “cara” da empresa, pois de nada adianta ter uma série de materiais que não seguem uma única identidade e não se conversam entre si.

Criar uma identidade visual sólida e eficaz, além de trazer beleza para a marca, visualmente falando, também estabelece uma relação com os clientes.
Na Chairô, o desenvolvimento de uma identidade visual passa por um processo criativo, que começa com a pesquisa e avaliação da real necessidade do cliente, para que não sejam desenvolvidos itens desnecessários. Assim, reafirmamos o posicionamento da marca.
Vem pra Chairô e surpreenda-se com o que uma Identidade Visual arrasadora pode fazer pela sua empresa! ;)

Receba Artigos e Novidades
da Chairô em primeira mão

Ao clicar em cadastrar, você concorda em receber emails e contatos da Agência Chairô, relacionados ao seu interesse aqui no site.


Comentários

Posts Relacionados

O Instagram se consolidou como a terceira rede social mais utilizada no Brasil em 2023, passando o Facebook! 🤯 📉[...]

A arte de criar experiências únicas e impactantes através do design digital transforma ideias que unem estética e funcionalidade. O[...]

Para alavancar a presença digital da sua marca e conquistar mais clientes, confira essas dicas de ouro para criar estratégias[...]

©2009 – 2024 – Chairô Group CNPJ 25.255.104/0001-78