Você utiliza o Instagram de maneira profissional?

terça-feira, 21 de novembro de 2017, por Danielle

Cada vez mais as marcas e empresas têm investido em marketing digital e priorizado a presença do seu negócio nas redes sociais para criar relevância nesse meio.
O Instagram é uma das plataformas que mais tem se destacado entre as marcas, de acordo com a própria rede social, 80% dos usuários dizem seguir pelo menos uma empresa no aplicativo e 60% descobrem sobre um novo produto ou serviço por meio da mesma.
Separamos algumas dicas para você turbinar o Insta do seu negócio e converter fãs em clientes:

 

1. Produza suas fotos

Não poste apenas por postar e também não publique qualquer imagem.
O ideal é postar imagens bem produzidas, com cenários e cores que chamem atenção de quem está passando o feed.
O mais importante é que as imagens sejam bonitas e inspiradoras, para que você apresente sua marca de forma direta e profissional.

 

2. Saiba usar o Instagram Empresas

O perfil para empresas no Instagram é diferenciado, ele permite que você adicione informações de contato adicionais que não seriam possíveis em um perfil básico.
É importante que você inclua todas as informações possíveis, como telefone comercial, site e endereço.
Apresentação é tudo! Deixando o perfil da sua empresa completo, fica mais fácil dos seus seguidores te acharem.

 

3. Deixe sua marca

Seu Insta conta a história da sua empresa, por isso é essencial criar um padrão, usando cores e filtros específicos, o que ajuda na hora do seu seguidor associar a imagem à marca.
Nessa caso é fundamental ter uma boa estratégia de marketing, criar tags e temas específicos, usar a criatividade e engajar o público com imagens relevantes e bem produzidas para que as pessoas vejam aquele post e saibam que se trata da sua empresa.

 

4. Use vídeos

A plataforma do Instagram vai muito além de imagens, hoje ela permite vídeos de até um minuto, além de animações feitas no próprio aplicativo, como o Boomerang.
Engajar seu público demonstrando um produto ou serviço através de vídeos pode ser uma boa estratégia. Outro tipo de conteúdo audiovisual que agrada o público é o Making Of, mostrar a rotina da sua empresa ou os bastidores da execução de um produto ou serviço, humaniza o seu negócio e mostra interesse aos seus seguidores.

 

5. Use o Instagram Stories a seu favor

Atualmente, o Instagram Stories é uma das principais funcionalidades do aplicativo. Segundo dados da própria plataforma, existem mais de 250 milhões de usuários ativos diários no Stories.
Essa informação é ótima para as marcas, que podem investir em anúncios e conteúdos diferenciados também nesse formato.
Hoje esse recurso permite adicionar links, vídeos ao vivo, filtros diferenciados, além de vários recursos gráficos para personalizar a sua postagem e a tag de geolocalização sincronizada ao GPS do celular.
Vale aproveitar a identidade visual do seu negócio e criar Stories trabalhando o branding e humanizando ainda mais a marca.

 

6. Conte histórias

Tão importante quanto a imagem publicada, é a legenda que você vai colocar nela.
Histórias tem o poder de aproximar ainda mais o público e criar empatia com seus seguidores. Aproveite o espaço das legendas para contar uma história interessante, divulgar detalhes que a imagem não mostra e engajar mais pessoas.
Planeje cada post e crie boas histórias!

 

7. Relacione-se com os seus seguidores

As marcas que se comunicam com os fãs são as queridinhas nas redes sociais, por isso trabalhar o relacionamento com o público é fundamental e muito importante!
Se envolva com todos os comentários sejam eles positivos ou negativos, responda perguntas e interaja. O segredo é passar confiança, mostrar que a marca é ativa e se importa com os seus seguidores.

 

Não se esqueça: essas dicas são somente a ponta do iceberg, mas para ter um trabalho de branding realmente eficaz e com bons resultados no Instagram, Experimente Ser Chairô e tenha uma marca de sucesso e bem engajada na rede!

Danielle

Danielle

Social Media formada em memes e viciada em conteúdo de qualidade. Gosta de moda, cachorros, séries dramáticas e cactos. Colecionadora de sonhos e exploradora do quintal de casa.