Você está pronto para atrair compradores de última hora para as compras de Natal?
Primeiro confira alguns dados:
De acordo com uma pesquisa de Natal do Facebook realizada pela Ipsos Marketing, em média, 62% das pessoas dizem fazer a maioria das compras de Natal em dezembro e um quarto desses 62%, faz as compras entre 11 e 20 de dezembro.
E tem mais! De acordo com uma pesquisa da National Retail Federation, 65% dos clientes planejam continuar as compras depois do Natal!
Se não deu tempo de se planejar com antecedência, fique calmo! Ainda temos alguns conselhos pra você convencer compradores de última hora e maximizar as vendas no fim da temporada implementando algumas boas práticas!
1. Atraia as pessoas certas
Atraia as pessoas que estão mais propensas a comprar o seu produto ou serviço!
O direcionamento correto faz toda diferença e pode te fazer vender mais nessa época do ano:
– Pessoas que acessaram o site recentemente;
– Pessoas que abandonaram o carrinho de compras;
– Compradores de última hora que compraram de você no ano passado.
Além disso, ofereça promoções de última hora, como “30% de desconto” e use chamadas como “última chance” ou “não perca!” para criar um sentido de urgência.
2. Aposte no e-mail marketing
O envio de e-mail marketing continua útil e eficiente, por isso criar campanhas de e-mail para essa data é uma ótima ideia!
Foque sempre em descontos, conte as novidades e promoções da sua página ou e-commerce, personalize o e-mail com um tema natalino e para ter uma boa taxa de leitura, é importante que você crie um título atrativo.
3. Não esqueça das mídias sociais
De acordo com a “Pesquisa de Natal 2017”, realizada pela Deloitte com 1.000 consumidores em todo o Brasil, 75% dos entrevistados responderam que se sentem influenciados pelas mídias sociais no momento de compra.
Portanto, é fundamental usar as diferentes redes sociais para promover o seu produto/serviço e atrair compradores nesse Natal!
Anuncie as promoções e os benefícios, como frete grátis e descontos progressivos. Divulgue nesses canais todas as vantagnes que o consumidor vai ter se escolher a sua marca.
Depois de passado a data, mensure os resultados e veja o que funcionou e o que não deu muito certo para o próximo ano.
4. Dê atenção ao SAC
Com a aproximação do Natal, é preciso preparar a logística para o recebimento de pedidos e entregas para um volume maior de compras.
Além disso, é preciso ficar atento as diversas reclamações e perguntas de consumidores e potenciais clientes nas redes sociais e responder todas essas questões.
Isso mostra que a marca se preocupa com o cliente e muitas vezes uma pergunta respondida pode se tornar uma compra!
5. Comemore o Ano Novo
Após o feriado de Natal, continue impulsionando as vendas da sua empresa com promoções, promova produtos que atendam à resolução de Ano Novo dos clientes, dispare e-mails marketing personalizados ou atraia os compradores que receberam cartões-presente.
Lembre-se: o Natal é uma grande oportunidade para as marcas criarem relações duradouras com os clientes, conquistarem a fidelidade de novos consumidores e gerarem negócios durante outras épocas do ano.