Chairô

A Ordem dos Fatores Altera Sim o Planejamento!


Por Kauê Rodrigues

Criar um plano de marketing na ordem correta é crucial para seu sucesso.

Existe uma máxima dentro do universo da matemática: “A ordem dos fatores não altera o produto”. Bom, essa regra pode ser útil na hora de fazer contas, porém para o plano de marketing não é bem assim.

Começar um plano de marketing de trás para frente pode até te levar a algum lugar, mas a chance de não atingir o objetivo ideal é grande. Imagine que na hora de se trocar você coloque primeiro a calça e depois a cueca/calcinha. Ao final você até estará “vestido”, porém não da maneira ideal e nem com a funcionalidade correta. A não ser que você seja o Super Homem ou o Capitão Codorna.

Por isso reunimos algumas etapas do planejamento e suas ordens corretas para que você não corra o risco de criar um planejamento que mais parece um super-herói.

blog-planejamento

1. Defina seus objetivos

Sabemos que as ideias estão bombando na sua mente, mas por um minuto esqueça a mídia da moda, a promoção descolada ou o design que você ama. A primeira coisa a se fazer é estabelecer os seus objetivos. Aonde você quer chegar, quais os resultados que espera? Isso irá definir todo o caminho a ser traçado a partir daqui e, ao final de tudo, será o referencial para o seu sucesso ou fracasso do planejamento.

2. Eu, tu ou ele?

Com quem você quer conversar? Pense além da idade, sexo e escolaridade, defina os hábitos do seu público. Que tipo de conteúdo ele consome, quais lugares frequenta, vá além do universo do seu produto. Quem compra carro não vai todo dia a uma concessionária.

3. Vamos falar de money

A verba pode ser sua salvação ou derrota, e eu não estou falando de valores altos ou baixos. Imagine gastar horas em um plano e descobrir que seu budget não é suficiente para executar o plano ou que você não aproveitou nem metade da verba disponível. Por isso defina a verba antes de iniciar o projeto. Se não é você quem bate o martelo, sugira um valor dentro da realidade da empresa e dos seus objetivos, mas jamais inicie um plano sem este parâmetro.

4. Encontre a sua estrada de tijolos amarelos

Agora sim é hora de libertar a criatividade. Encontre quais estratégias te farão alcançar o objetivo estabelecido lá no início do plano sem se esquecer de respeitar a verba disponível. Aqui vale de tudo, só não vale fazer por fazer, garanta que cada estratégia tenha uma razão de existir, volte a ser criança e pergunte o porquê de tudo.

5. Planejei, e agora?

Lugar de planejamento não é dentro da gaveta. Execute seu planejamento e acompanhe a cada etapa, se preciso for faça melhorias durante o processo. Ao final, não se esqueça de avaliar os resultados, lembrando que a meta era atingir o objetivo estabelecido lá no início.

Voltando ao assunto do título, comunicação não é matemática e essa não é uma fórmula pronta, mas se você quer montar um planejamento eficiente que gere resultado Experimente ser Chairô, uma agência diferente que vai tratar você e sua empresa de maneira única.


LEIA TAMBÉM

Dicas, insights e muito mais

Ao clicar em inscrever-se, você receberá e-mails ocasionais da Chairô. Você sempre tem a opção de ajustar suas configurações de interesse ou cancelar a inscrição.