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A pandemia que deixou o mundo ainda mais digital


Por Marianna Oliveira

Esta semana começou diferente. Na imprensa só se fala em medidas preventivas para combater a propagação da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus que fez, literalmente, o mundo parar. Certamente ninguém da nossa geração viveu nada parecido com isso, e o que mais chama atenção é a velocidade na qual precisamos encontrar novas soluções para tudo o que estamos acostumados a fazer.

O cenário causa estranheza. Populações isoladas para evitar o contágio de uma doença, a desaceleração brusca do consumo, e empreendedores buscando novas maneiras de vender produtos e serviços para não serem obrigados a paralisarem suas atividades rotineiras.

Os sinais provocados pelos efeitos do novo coronavírus são claros: chegou a hora de rever os hábitos de compra, venda e gestão da sua empresa. Mas o que pode ser diferente? Como mudar o seu jeito de vender sem prejudicar a sua empresa? O que fazer para fidelizar os clientes e ampliar a carteira se o contato pessoal com o público está restrito?

Essas e outras perguntas com certeza estão sendo feitas por todas as pessoas que precisam manter os negócios em pé, mas não sabem como. E é aí que uma solução bem conhecida entra em jogo para dar sentido a tudo o que for dito nesse artigo: Ferramentas e Estratégias Digitais.

Antes de seguirmos a conversa, um dado importante que precisa ser compartilhado e que usaremos de exemplo lá na frente:

Os números publicados pela empresa de inteligência de dados PredictHQ indicam que, somente em fevereiro de 2020, as preocupações com o coronavírus levaram a um aumento de 500% nos cancelamentos e adiamentos de eventos significativos.

Esse episódio de restrição que estamos passando tem provocado reações de recuo como esta do exemplo acima. Se não tem cliente, não tem lucro. Se não tem lucro, não tem empresa. Mas é justamente nesse trânsito de cliente e lucro que o digital é a opção perfeita para que você continue suas atividades e tenha êxito nas vendas de produtos e serviços. Vai ter cliente e vai ter lucro sim! O momento é de apostar todas as suas fichas em uma estrutura online e investir fortemente nas ferramentas  e estratégias digitais.

Mas como isso pode me ajudar
a driblar a crise?

Órgãos e autoridades ligados à saúde estimam que a pandemia do novo coronavírus refletirá de forma direta na economia por três meses ou mais. Caso isso realmente ocorra, você não pode esperar meados de junho ou mais para voltar ao ritmo normal com a sua empresa, certo? Então vamos avançar já!

O que precisa fazer agora é recriar o seu modelo de negócios usando a internet como ferramenta principal. Considere que a operação da sua empresa será totalmente online e você precisa achar um jeito de conquistar novos clientes, conversar com os antigos e promover ações que gerem interesse nas pessoas que te acompanham no mundo digital. Nós vamos te ajudar!

Para quem vende produtos, fortalecer o delivery através da captação digital é uma ótima opção. “Ah, mas o meu negócio não é online. O que eu posso fazer?”. Estar presente digitalmente não significa necessariamente vender alguma coisa que possa ser entregue em casa, em mãos. Empresas que tem relação com eventos, consultórios ou segmentos que necessitem da presença física do cliente, por exemplo, podem trabalhar para fortalecer a autoridade da marca e fazer a captação de novos clientes através de condições especiais, para execução futura.

É interessante também que os empreendedores desses segmentos falem sobre as políticas que o seu negócio está tomando com relação à prevenção do vírus e convençam o público de que o seu negócio é seguro e pode ajudá-lo mesmo durante a crise. Informação também é um produto!

Veja alguns insights que separamos pra você e que é possível implantar em todos os tipos de negócios nesse momento:

  • Aumentar a movimentação das redes sociais, com atualizações diárias e conteúdos mais interessantes;
  • O site da sua empresa precisa estar atualizado e ter um bom visual para chamar atenção de quem vai procurar pelos seus serviços ou produtos digitalmente;
  • Importante você ter um contato via E-mail e WhatsApp com os seus clientes ativos e disparar informações periódicas a eles;
  • Desenvolver campanhas e estratégias digitais para gerar novos clientes através das redes sociais, e fidelizar os ativos;
  • Por último e não menos importante, manter a sua empresa bem posicionada no Google e buscadores

Ok, a pandemia deixou as pessoas presas dentro de casa. Mas em contrapartida essa mesma pandemia fortaleceu ainda mais a presença da população na internet. Os consumidores finais buscam informações rápidas e querem alternativas que estejam na palma da mão.

O momento não é de parar, mas de se reinventar!

Presença de público

Em 2019, a Digital In divulgou uma pesquisa sobre o comportamento de pessoas no mundo digital. O primeiro estudo mostra que o tempo médio gasto, atualmente, em internet e redes sociais é três vezes maior do que mídias convencionais, como TV. Acompanhe:

Vamos fazer apenas uma suposição para você pensar. O seu cliente passa 9 horas e meia com você, presencialmente, para consumir o seu produto ou serviço? Pois bem, esse é o tempo médio que a população brasileira fica na internet, ou seja, navegando por sites, redes sociais ou consumindo algum tipo de informação.

Se a sua empresa seguir os conselhos que trazemos nesse artigo e investir em digital, esse vai ser o tempo que você tem, por dia, para chamar atenção do público e vender o seu peixe, seja pelo seu site, suas redes sociais ou e-mail marketing.

É fato, todos os públicos estão concentrados no mundo digital e carentes de soluções. Tudo o que eles querem é consumir! Só no Brasil, mais de 90% dos internautas estão no Facebook, 89% utilizam o WhatsApp e 71% possuem presença no Instagram, também segundo a pesquisa da Digital in 2019.

Preciso investir mais no digital! Qual o próximo passo?

Se você chegou até aqui é a prova de que você realmente quer se reinventar. E você já sabe que precisa concentrar esforços para se destacar e mostrar como o seu negócio pode ser diferente, útil e extremamente necessário.

Separamos outra pesquisa importante para te mostrar onde os empreendedores mais investem quando o assunto é marketing digital.

Em 2017, quando ainda nem se falava e nem imaginava uma pandemia, canais como website, Social Media Branding, Marketing e e-mails diretos já eram tendência no mundo dos negócios. Hoje, com o crescimento e evolução da tecnologia, o número expandiu e já podemos considerar que o digital é o futuro da economia.

Aqui nós separamos os quatro pilares essenciais pra você que deseja recriar os seus hábitos. É importante ressaltar que o conselho vale para quem está começando nesse mundo digital e também para quem quer ampliar o seu alcance, mas precisa encontrar novas estratégias para driblar a crise. O quadro abaixo se aplica nos dois casos, veja só:

MARKETING DIGITAL

Permite o aumento de vendas diariamente por meio de técnicas que impactam o público e também faz com que a marca ganhe forte  autoridade com a presença digital. Dentro deste campo, atuam profissionais de Marketing Digital de Performance e Social Media. O importante agora é estar no Digital!

DESIGN

Designar a forma e dar sentido. Atinja o objetivo com peças e projetos esteticamente agradáveis e estrategicamente funcionais. A hora é de rever o Design da sua empresa, estratégias de Branding, apresentações e materiais institucionais.

WEB

Site, landing pages, blogs e e-commerces para ficar 100% presente no mundo digital, seja através de vendas ou de conteúdo direcionado. Uma equipe de programação é especialista no assunto! Como está sua marca online?

AUDIOVISUAL

Vídeos e Fotos que apresentem muito bem a empresa, produtos e serviços e que potencialize os resultados perante o público. Nesse momento, pode ser usado algum banco de imagem existente da empresa, celulares, ou a produção com banco de imagens. O importante é não parar de produzir!

Não tenho técnica ou tempo pra fazer tudo isso sozinho, quem pode me ajudar?

É fato que esse trabalho requer tempo e técnicas que só quem entende pode aplicar. O ideal é que você tenha pessoas especialistas no assunto para executar todas as ações. Você, empreendedor, precisa continuar na gestão comercial e organizacional para que o plano dê certo. Quando as estratégias começarem a fluir, é necessário que haja alguém para atender as pessoas que entrarem em contato, oferecer o serviço e atuar administrativamente até virar um cliente de fato.

É essencial para a excelência no trabalho de Estratégias Digitais, que haja um profissional específico para cada área, assim ele ficará dedicado em uma função (no caso de Social Media, planejar todas as ações de redes sociais) para que as ideias sejam assertivas, afinal, Excelência e Bons Resultados é tudo o que queremos.

A hora de avançar é agora!

A regra deve ser repetida para que você não desanime: não recue, invista!

Mostramos nesse artigo que há uma série de maneiras de se reinventar sem precisar sair de casa! Infelizmente, o momento pede cautela e nós devemos respeitar para que essa pandemia passe o mais rápido possível.

Ah, e mais! Você não precisa necessariamente vender online ou atuar em delivery para colocar tudo isso em prática. Estar presente no mundo digital é reforçar a autoridade da sua marca e ter a certeza de que os investimentos de agora serão refletidos na posição em que você estará no futuro. Pense nisso!

Quando a crise chegar ao fim e a vida retornar ao normal, diversas empresas estarão estagnadas e perdidas depois de ficar dias sem ter um lucro se quer. Ou pior, estarão de portas fechadas atrás soluções para recomeçar. É aí que você, que não desistiu e não recuou, estará com o nome da sua empresa consolidado e com a preocupação apenas de crescer cada vez mais.

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