Chairô

4 passos para criar uma embalagem perfeita


Por Luís Carlos Eustáquio

Trabalhar em uma agência não é fácil: há prazos apertados, jobs desafiadores, rotina intensa e uma equipe que precisa se desdobrar para entregar sempre os melhores resultados. Ao criar uma embalagem, o processo criativo é ainda mais complexo, já que é necessário agradar o cliente e o público da marca.

Uma embalagem é mais do que só aparência: ela precisa ser atraente, se destacar nas prateleiras, agradar o público-alvo, ser funcional e atender as exigências da ANVISA.

Todos os detalhes no processo de criação são importantes para o sucesso final, desde “qual produto se trata”, até “armazenamento” e “locais de venda”. Você não vai querer que sua embalagem sofra no transporte e seja exposta da pior maneira possível.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você criar uma embalagem assertiva!

1. O OBJETIVO

O primeiro passo é saber exatamente os objetivos do projeto, tanto na visão do marketing quanto na questão comercial; qual o produto, para quem e quais as especificações da ANVISA. O briefing precisa estar bem claro para que o caminho que será trilhado seja exato.

2. CONHEÇA O MERCADO

É importante pensar em como a embalagem será recebida pela empresa e também pelo público, conciliando sempre o gosto do público-alvo com o do cliente.

Trabalhe com pesquisas para se ambientar no mercado em questão, principalmente na visão de concorrentes: o que estão fazendo, como estão se comportando e como o público está recebendo.

Isso fará com que você entregue o produto certo e diminui as chances de grandes ajustes, assim o cliente fica satisfeito com a rapidez da finalização.

3. O PRODUTO

Ao criar uma embalagem, ela precisa ter ligação direta com o produto. Nesse caso, procure saber as principais matérias-primas, fragrância e, se possível, utilize-o para maior inspiração.

A inspiração pode vir de qualquer lugar, então se informe bem e, se tiver a oportunidade, fale com o departamento de P&D para mais informações.

Entenda o diferencial dele e porque merece a atenção do consumidor. Conhecer o que será vendido é fundamental.

4. MATERIAL DE PRODUÇÃO

Na maioria das vezes, empresas de pequeno porte não investem muito em frascos e recipientes diferenciados ou originais, então a produção de algo singular fica totalmente por conta da equipe de criação.

Claro que isso não impede que você ajude na escolha das embalagens. Quanto mais você souber sobre e também opinar, maior a chance de evitar decisões ruins por estética e prejudicar o produto no final.

Para a finalização, é necessário saber quais tipos de materiais serão usados na hora de produzir todas as embalagens (hot stamping, aplicação de vernizes, laminação, entre outros). Tudo isso precisa ser indicado à gráfica, para que não ocorram erros de impressão e a embalagem consiga a finalização ideal.


 

UM CASE DE SUCESSO – AKMOS E O SLIM TEA

A Akmos é uma empresa referência tanto no segmento de cosméticos quanto no de marketing direto, com produtos inovadores e uma revolucionária oportunidade de negócio.

O produto Slim Tea é um chá de flores de hibisco e casca de laranja amarga, ótima opção para revitalizar o dia a dia de maneira saudável e pode ser saboreado tanto quente quanto frio.

O PROCESSO DE CRIAÇÃO

O produto em questão já existia no catálogo da empresa, mas com o nome MEGA CHÁ. Sua embalagem tinha uma aparência ultrapassada que atendia a necessidade do mercado na época.

                                                                              

Embalagem anterior


Todavia, ele seria alocado agora dentro de uma linha de produtos com um novo posicionamento da marca.

A proposta nessa ocasião era reformular o que tinha para transformar em algo mais moderno, elevar o nível de um produto bom com uma embalagem que fizesse jus a ele.

Tendo como base as cores já utilizadas, o desafio ao criar uma embalagem era encontrar o conceito ideal que pudesse ser utilizado nos outros produtos.

 

IDEIA FINAL

A cor escolhida para ser explorada foi a branca e a cor do produto, vermelho, com uma imagem que representa a matéria-prima e o produto final na mesma composição, reforçando que o conteúdo da embalagem é para a infusão do chá.

                                                

Como ficou a nova embalagem


A inspiração foi o próprio produto. Como ele é voltado para o auxílio no emagrecimento, a seleção das cores e a presença da flor de hibisco foram escolhidas para realçar os claims de produto natural e segmento fitness – o conceito de marca SLIM foi utilizado para abraçar os demais produtos da linha nutricional e cosmética.

 

RESULTADO

Todas as cores e informações no seu devido lugar. Equilíbrio é a palavra-chave para um bom resultado final.

A tipografia da linha foi pensada para o segmento de emagrecimento presente na embalagem, reforçando o mote “slim” do produto.

A consequência foi uma embalagem clean e atrativa, um produto que desperta o interesse do consumidor e que ficou atraente nas prateleiras das franquias. A melhoria foi vista também no estoque: o produto teve um aumento de vendas após a nova identidade visual.

E também um Prêmio Prata de Melhor Embalagem no 3º Prêmio O ABC da Comunicação, em 2015, para a Agência Chairô!

O PRÊMIO

O Prêmio ABC da Comunicação teve início com intuito de reconhecer empresas e profissionais, assim como também seus projetos desenvolvidos no ano.

Desde 2015, a Agência Chairô já ganhou nove vezes no total, incluindo melhor branding, melhor projeto editorial, melhor campanha de baixo investimento e outros.

Clique aqui e confira a Prancha Inscrita na premiação em 2015

Agora que você sabe como criar uma embalagem, mãos a obras!


LEIA TAMBÉM

Dicas, insights e muito mais

Ao clicar em inscrever-se, você receberá e-mails ocasionais da Chairô. Você sempre tem a opção de ajustar suas configurações de interesse ou cancelar a inscrição.