Mais uma do Elon Musk! O Twitter (ou melhor, X) voltou a funcionar no Brasil recentemente, e já trouxe novidades!
Em uma nova atualização da política de privacidade, a plataforma agora vai usar publicações e dados para treinar sistemas de IA. Sim, você leu certo! O X, que já foi um palco de memes e desabafos, agora está de portas abertas para a nova geração de robôs que vão ler sua vida em 280 caracteres.
O que está acontecendo?
A partir de 15 de novembro, qualquer tweet que você fizer poderá servir de alimento dos nossos novos amigos virtuais, especialmente do Grok, o chatbot que Elon Musk lançou em novembro de 2023.
A ideia é simples: quanto mais dados, mais inteligente se tornará a IA. Mas aqui vai uma pergunta: você está confortável em ter suas ideias alimentando um robô que, com certeza, vai fazer piadas melhores do que você?
O X informa que você pode optar por não ceder seus dados, mas adivinha? Eles não dizem onde fazer isso. Confuso, não?
A legalidade e o drama
Essa mudança não vem sem drama. A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda processou o X por usar dados de usuários europeus para treinar a IA sem consentimento. Aparentemente, o X achou que “clique para aceitar” era um sinônimo de “pode usar tudo que eu escrevi”. E, para evitar a dor de cabeça judicial, eles tiveram que dar um passo atrás e firmar um acordo.
A pergunta do momento: E você?
Então, agora que o X está se transformando em uma plataforma de IA, a pergunta que não quer calar é: quais redes sociais você está usando no seu dia a dia? E o que você achou dessa atualização?
Você confia que suas publicações vão ser usadas para algo produtivo ou está preocupado que seu tweet sobre o seu café da manhã vá parar nas mãos de uma IA que não tem noção do que é um café da manhã decente?
Fique à vontade para compartilhar suas opiniões! Se você é daqueles que vive postando tudo, será que você vai parar para pensar duas vezes antes de twittar seu descontentamento sobre a falta de Wi-Fi? Afinal, o que você escreve pode se tornar alimento para uma IA — ou, no pior dos casos, uma nova tendência de memes!
A era da IA: Estamos prontos?
Se tem uma coisa que aprendemos com essa história, é que estamos todos um pouco mais envolvidos com a tecnologia do que gostaríamos de admitir. Afinal, quem nunca ficou um pouco ansioso com a ideia de que um robô está prestando atenção em tudo que você diz?
Neste novo mundo de interações digitais, é importante estar ciente de como seus dados estão sendo usados. Então, enquanto você se prepara para compartilhar mais uma pérola de sabedoria (ou um meme engraçado), lembre-se: o que você diz pode não ser só para seus seguidores, mas para toda uma geração de inteligências artificiais.
E aí, prontos para essa nova fase do X?