A identidade visual de uma marca é um dos principais fatores para o posicionamento dela no mercado.
É preciso estabelecer uma relação emocional com o público-alvo e, para isso, criar uma linha de comunicação forte e bem trabalhada é essencial.
Seja um nome, um produto, uma empresa, instituição ou serviço, a identidade visual tem que representar visualmente a marca de forma sólida e eficaz.
Pensando nisso, vamos apresentar algumas dicas para você que quer criar ou entender um pouco mais sobre o processo de criação de uma identidade visual.
1. Analise, pesquise, estude!
Não tem como fugir, antes de desenvolver o trabalho é preciso conhecer a empresa/marca a fundo.
Saber sobre sua cultura, seu público-alvo e posicionamento no mercado, diferenciais e valores e, claro, pesquisar seus concorrentes.
Utilizando essas informações, fica mais fácil saber como posicionar sua marca.
2. Clean is the new black
Uma identidade visual “limpa”, minimalista e sem frescuras pode expressar mais com menos.
Além de ser agradável aos olhos, ter uma linha de comunicação clean pode refletir toda a força, comprometimento e qualidade da marca através de elementos simples e sofisticados.
3. Tendências, cores e tipografia
Esta etapa é muito importante, pois definirá o estilo a ser seguido na criação da identidade que vai ser usada em todos os materiais gráficos.
Procure referências e tendências, defina as cores e a tipografia e sempre leve em consideração o ramo da empresa e a relação com os clientes.
É preciso também testar a aplicabilidade da marca. Ela tem que se encaixar perfeitamente e de maneira harmônica em qualquer situação. Seja aplicada em um cartão de visita, um envelope ou uma caneca, por exemplo.
4. Pense a longo prazo
Uma das coisas que prejudica a consolidação das marcas no mercado ao longo dos anos é a mudança exagerada da identidade visual.
É preciso fixar algo na memória das pessoas, seja uma cor, um elemento ou uma frase. Por exemplo, se você pensar na Coca-Cola, qual cor vem a sua mente? Com certeza a cor vermelha, né?
Isso porque há muitos anos essa cor é utilizada como base na sua identidade visual.
Então, pense a longo prazo e utilize elementos que não variam ao longo do tempo. Uma pizzaria que possui uma pizza na identidade visual terá problemas se resolver também vender esfihas.
5. Itens de papelaria
Depois de criada a identidade visual, é hora de aplicá-la!
Cartões de visita, envelopes, timbrados, pastas, crachás, folders, cadernos, calendários e canetas são alguns dos artigos que podem ser personalizados com a “cara” da empresa, pois de nada adianta ter uma série de materiais que não seguem uma única identidade e não se conversam entre si.
Criar uma identidade visual sólida e eficaz, além de trazer beleza para a marca, visualmente falando, também estabelece uma relação com os clientes.
Na Chairô, o desenvolvimento de uma identidade visual passa por um processo criativo, que começa com a pesquisa e avaliação da real necessidade do cliente, para que não sejam desenvolvidos itens desnecessários. Assim, reafirmamos o posicionamento da marca.
Vem pra Chairô e surpreenda-se com o que uma Identidade Visual arrasadora pode fazer pela sua empresa! ;)