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5 tendências de Marketing Digital para 2021


Por Paula Spínola

As tendências de Marketing Digital para 2021 foram traçadas de acordo com as mudanças que a COVID-19 causou. O “novo normal” fez com que as pessoas necessitassem e valorizassem outras formas para se relacionarem entre si. E tudo isso ditou as tendências deste ano!

Com a Covid-19, muitas lojas e marcas com existência física começaram a migrar para o online com o objetivo de salvar seu negócio e aumentar as vendas. 

As mudanças tecnológicas fizeram com que as marcas se adaptassem aos novos tempos. Se antes o Marketing Digital não era prioridade para algumas empresas, com a pandemia, ele se tornou imprescindível. E mesmo com um cenário de incertezas que 2021 nos apresenta, é certo que as empresas não devem deixar de investir na promoção de seus serviços e apliquem as tendência do marketing digital em suas estratégias. 

E por que investir no marketing online? 

Segundo o relatório da Conversion, 86% dos brasileiros conectados à internet e acima de 18 anos compraram algo novo pela internet. Outro estudo mostra que em 2020 o e-commerce cresceu mais de 73%. Além disso, o novo perfil do consumidor traçado pela Conversion ouve mais as redes sociais e utiliza os sites de busca para comprar.

Os canais que mais influenciaram a realização de uma compra foram:

  • O Google e outro mecanismos de busca (62,43%)
  • O Instagram (46,45%) 
  • E o Facebook (46,25%)

Ou seja, as empresas precisam e devem investir nas estratégias de marketing digital! 

Tendências de Marketing Digital

Para este ano, o marketing digital promete crescer ainda mais, isso porque, novas tendências já surgiram e quem investir e aplicar essas estratégias em seu negócio estará a um passo à frente da concorrência. 

Se você deseja saber o que promete no mercado digital este ano, então confira abaixo as principais tendências e aproveite para aplicá-las em sua empresa: 

1. Experiência do cliente 

Hoje as pessoas estão valorizando ainda mais a experiência que a empresa oferece. E por isso, é preciso focar na experiência do cliente e em toda a sua jornada de compra.

Invista em uma jornada eficiente. Por exemplo, um cliente em potencial pode chegar até a sua empresa por meio de anúncios em sites externos, conteúdos nas redes sociais e/ou blog. 

Para cada momento de interação, é possível propor melhorias que tornarão a experiência do cliente mais agradável e satisfatória.

Tendências: Ofereça uma experiência boa ao seu cliente e aumente suas vendas.

2. Comunique-se em tempo real com seu público

Com o isolamento e distanciamento social, as pessoas estão buscando cada vez mais novas formas de se relacionarem. Um dos formatos que pode te ajudar a aproximar a sua marca do seu público são as lives

Em 2020 esse formato teve um crescimento expressivo e chegou a bater recordes em canais como Instagram, Youtube, Facebook e salas de conversas: Zoom e Google Meet. Essa foi uma das formas que as pessoas encontraram para se conectar com as outras. 

Por meio das lives é possível criar conexões humanas em tempo real. O público se sente parte e as chances de transformar essas pessoas em fãs, são altas. 

Use as lives para gerar essas conexões. Também é possível usar outras ferramentas e estratégias para criar esse tipo de experiência, por exemplo: o SAC 2.0, grupos no Telegram e ClubHouse, dentre outras ações. 

Tendências: Lives aproximam as marcas do seu público.

Quer ajuda para criar essas estratégias? Fale com o nosso time de Marketing! 

3. Use as redes sociais como canal de venda 

Outra tendência de marketing digital é o aumento das vendas através das redes sociais! Foi-se a época em que as redes sociais serviam apenas para publicar alguns conteúdos simples da empresa. Este ano, a aposta é que esses canais cresçam não só em importância, mas ocupem um lugar de destaque em termos de vendas diretamente por suas plataformas.

O Facebook e Instagram, por exemplo, estão investindo pesado em novas ferramentas de social commerce. Existem empresas que já vendem por essas plataformas, porém ainda faltam alguns recursos que aperfeiçoem a experiência dos clientes. E aos poucos estes problemas estão sendo resolvidos e, é por isso, que acreditamos que essa será uma das grandes tendências para 2021.

Tendências: Facebook está investindo em novas ferramentas de vendas.

4. Humanize a sua marca 

Neste artigo sobre as tendências de marketing digital, estamos falando o tempo todo sobre relacionamentos e conversas em tempos reais e diante de uma pandemia, isso se tornou ainda mais necessário. As pessoas estão  mais emotivas e não querem mais relacionamentos superficiais, elas querem ser atendidas e entendidas como seres humanos. 

Então, é importante que as marcas assumam sua condição de humana e se aprofundem no que a sociedade e seu público está passando. Exemplos de empresas que fazem isso com excelência: Netflix, Ifood e Coca Cola. Essas empresas se posicionam e tratam seu público de maneira íntima, o que faz com que seus serviços e produtos sejam adquiridos o tempo todo. 

Para humanizar sua marca, busque autenticidade. Desde a identidade visual, embalagem do produto, até a contratação dos funcionários, mostre o que sua empresa defende e acredita. 

Tendências: Netflix é uma das referências em "humanização da marca".

5. A era é da inteligência artificial 

O Google Analytics ganhou uma nova versão, que promete levar o processo de Machine Learning a níveis ainda mais altos, o que será de imensa ajuda na hora de deixar as campanhas de marketing digital ainda mais segmentadas.

Novas tecnologias e integrações, como por exemplo, de públicos segmentados no Google Analytics com os anúncios criados no Google Ads, farão com que a taxa de conversão seja ainda maior.

Fique por dentro de todo universo digital!

Tendências: Essa tendência promete deixa as campanhas de marketing ainda mais segmentadas.

Essas são algumas das tendências para 2021! E se você ainda não aplicou essas estratégias em sua empresa, aproveite que o ano está só começando. Quer ver sua empresa decolar? Invista em Marketing Digital! 

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