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10 dicas para ter uma Presença Digital eficiente


Por Luís Carlos Eustáquio

Uma boa presença digital é fundamental para que a marca ganhe destaque no mercado e conquiste novos públicos. As pessoas consomem diversos conteúdos pela internet, e recorrem à ela para qualquer dúvida que tiverem. Por esse motivo, as mídias em que a marca se encontra precisam funcionar de forma eficiente.

Não é novidade que a internet ganha novos usuários a cada instante: no Brasil, em 1 ano cresceu em 10 milhões o número de internautas. O convívio com a rede é progressivamente comum, e as pessoas utilizam seus celulares em quase todos os lugares.

Dado que mais de 70% dos brasileiros estão conectados, é imprescindível que sua marca também esteja, de forma ativa e gerando bons conteúdos. Pensando nisso, separamos algumas dicas pra que você se integre da melhor forma possível.

Dicas para uma boa Gestão de Presença Digital

1 – Defina seu posicionamento

O posicionamento da marca fala sobre o que a empresa é e em qual lugar ela quer chegar. Um bom posicionamento faz com que você ocupe a imagem que você deseja passar na mente dos seus consumidores.

Você se norteará através dos objetivos que colocar e com a linguagem ideal para o que quer passar ao público; lembrando que a comunicação deve ser integrada, ou seja, a mesma língua deve ser utilizada em todos os lugares em que a marca estiver, tanto no on-line quanto no off-line.

Para que não haja dúvidas, é necessário ter um bom Brand Management – ou “gestão de marca”, em português. Para entender melhor sobre Branding e saber como tornar sua marca forte e reconhecida no mercado, clique aqui.

2 – Conheça o público-alvo

Público-alvo é um conjunto de consumidores que compartilham de interesses em comum e tem ligação direta com seu produto ou serviço, assim é necessário fazer ações específicas para atrair a atenção deles e aumentar suas vendas.

Para que todas as estratégias sejam eficazes, você precisa conhecer bem o seu público-alvo e criar um relacionamento com ele, principalmente através da presença digital. Com uma aproximação entre o público em potencial e a empresa, você obterá mais informações sobre quem é seu consumidor e fazer ações mais assertivas para um maior lucro.

Um bom relacionamento consiste em se comunicar de uma forma que o outro lado também seja ouvido, gerando interações e engajamento, além de incentivar o compartilhamento de conteúdo para outras pessoas de forma espontânea.

3 – Planeje cada passo

Após conhecer seu público-alvo e definir seu posicionamento, o planejamento irá guiar as suas ações em todos os momentos. Através dele, você saberá o que fazer, quando e para quem.

Brainstorms são bem-vindos para definição dos próximos passos. Mas é importante colocar no papel o que acontecerá nos próximos meses e qual o resultado esperado, uma vez que isso impossibilitará desvios do objetivo principal.

Essa elaboração deve conter persona definida, o tom de voz que será utilizado pela marca, os conteúdos que serão postados e um cronograma de postagem, tornando o planejamento único e com uma direção que qualquer pessoa consiga entender quem a empresa é.

É claro, tudo isso só é possível com uma boa organização.

4 – Utilize os Canais de Comunicação certos

Para ter uma presença digital eficaz, é necessário se comunicar nas plataformas corretas. Mesmo que pareça, sua marca não precisa estar em todos os lugares da internet: o seu público-alvo se conectará melhor em alguns específicos.

As redes sociais, por exemplo, são muito variadas, e gastar esforço em todas faz com que você não trabalhe bem nas que darão um maior retorno. É claro que itens básicos, como site, é necessário ter; mas outros como LinkedIn variará totalmente com onde seu público consome informação.

Mais importante que estar em todas as redes sociais, é estar nas redes certas, onde seu público está aberto para te ouvir e manter uma constância de postagens.

5 – Utilize KPIs e acompanhe os resultados

KPIs (sigla em inglês que significa Indicador-chave de Performance) faz com que você saiba se suas ações estão efetivamente dando certo ou não. Por isso, é importante que você determine-os antes de definir as estratégias e colocá-las em prática.

Após determiná-los, os resultados devem ser acompanhados durante o processo e após finalizado, assim você consegue saber se está tendo sucesso ou não – e, aí, definir se é vantajoso parar sua ação ou criar novas similares/manter as que estão dando certo.

Esse é um item muito importante para ter uma presença digital de sucesso.

6 – Seja referência no seu segmento

Para se tornar referência no mercado, é necessário produzir conteúdos atuais e relevantes em todos os canais escolhidos para trabalhar.

Quando a marca traz assuntos inéditos, o público interage e compartilha mais, uma vez que não terão visto em nenhum outro lugar.

Dessa forma, sua marca vira autoridade no segmento e fonte confiável de notícias, fazendo com que até mesmo outros portais utilizem seus conteúdos para divulgação.

7 – Invista em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

Inbound Marketing é a estratégia na qual os clientes vão até sua empresa através do conteúdo que você produz, distribuindo a mensagem produzida de acordo com a fase em que o público está (desde visitante até cliente), dessa forma segmentando bem e convertendo vendas por meio do marketing de conteúdo.

Isso acontece porque o consumidor é educado aos poucos, para aprender sobre um problema, descobrir que tem esse problema, considerar uma solução e, por último, saber que a empresa vende essa solução, finalizando a jornada de compra com as expectativas alinhadas ao produto ou serviço comercializado e também com objetividade.

Trabalhando bem essas estratégias, você consegue ainda um bom rankeamento no google. Confira esse vídeo da Rock Content falando melhor sobre o assunto:

O que é inbound marketing – Rock Content


8 – Construa bons mailings

Mailings são listas de contatos utilizadas para que a marca se comunique diretamente com seus clientes ou público potencial. Ao construir listas boas e segmentadas, você garante que pessoas interessadas em seu negócio ou segmento fiquem sempre atualizadas através de assuntos que você produziu.

Para conseguir informações de consumidores, você pode fazer uma “troca”: entregue conteúdos valiosos e relevantes, e peça os dados para posteriormente alimentar o público com campanhas, informações relevantes e até mesmo informações sobre seus produtos e serviços.

9 – Se mantenha antenado

Para uma Presença Digital eficaz, é necessário ser antenado em todos os assuntos do momento. Linguagem, gírias, lançamentos de filmes, datas comemorativas e até mesmo memes; tudo o que combinar com seu público deve ser divulgado.

Se o seu público-alvo for o gênero feminino, por exemplo, é primordial que suas plataformas digitais falem sobre o Dia da Mulher; caso seja jovem, está muito ligado aos lançamentos do netflix. Quando o consumidor vê algo que encaixa ao perfil dele, automaticamente acontece uma conexão entre ele e o cliente, algo positivo para tornar suas redes referências.

10 – Patrocine suas publicações

Não fique receoso em patrocinar suas publicações. O alcance orgânico é limitado, principalmente nas redes sociais; pensando nisso, não é justo com seus conteúdos, que você passou horas produzindo, aparecer apenas para algumas pessoas e depois sumir.

Para ter uma presença digital de sucesso, o patrocínio deve ser feito nos melhores itens produzidos, atingindo também um público em potencial para a sua marca. É através dessa opção que você alcançará diversas pessoas e aumentará o seu reconhecimento no mercado.

É indicado fazer testes para perceber o que funciona melhor, com os KPIs citados anteriormente.


Case de sucesso – Akmos

Como já dissemos há alguns dias, a Akmos é uma empresa referência tanto no segmento de cosméticos quanto no de marketing direto, com produtos inovadores e uma revolucionária oportunidade de negócio.

A dificuldade de fazer uma boa presença digital para a marca é em entregar conteúdo de qualidade para os três diferentes públicos (Empreendedores, Prospects e Consumidores) sem que um afetasse o relacionamento do outro.

Solução

Em 2017, foi construído um planejamento que integrou os canais da marca, possibilitando que cada um deles tivesse um papel diferente dentro da estratégia, porém dando continuidade aos outros.

Foi seguido com os três públicos-alvo da marca, criando estratégias de conteúdo para cada um deles de acordo com a plataforma que cada um utilizava.

Resultado

O resultado final, acompanhando os KPIs que foram definidos anterior ao início da campanha, foi um crescimento de 247% no Instagram, +55% de seguidores e +163% de impressões no Facebook, +6.452% de compartilhamentos no YouTube e +1.255% no site.

Além de todo esse aumento, o Case recebeu o Prêmio Ouro de Melhor Gestão de Presença Digital na Premiação ABC da Comunicação, em 2018, pela Agência Chairô!

Legal, né?! E você, tem mais alguma dica sobre Presença Digital? Deixa seu comentário e bora trocar conhecimentos!


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