Criar uma marca forte e ser reconhecida em qualquer mercado não é uma tarefa simples. As estratégias são montadas através de muito estudo e cada passo é monitorado pelo público consumidor que, com a tecnologia, tem o poder de acompanhar o que acontece e opinar sobre o posicionamento ou ações da marca de forma imediata.
Com a concorrência cada vez maior, cada diferencial é uma chance de se destacar entre as empresas que têm apostado em Marketing Digital para aumentar seus alcances.
Um dos fatores primordiais é ter um nome referência, que seja sempre atrelado ao serviço ou produto vendido, conquistando assim uma divulgação espontânea da sua marca pelas pessoas que a consomem.
Nesse texto você irá aprender a diferença entre Branding e Marca, como criar estratégias para desenvolver cada uma dessas etapas, e de bônus irá ver um case de sucesso premiado aqui da Chairô.
O que é Marca e Branding
Antes de tudo, é importante saber a diferença entre Branding e Marca para trabalhar melhor essas questões:
Marca
Quando falamos em marca, é comum associarmos direto ao logotipo. Apesar de ter ligação, o significado é mais amplo: é toda a representação figurada de uma empresa que a torna diferente das outras.
“Marca é um nome, termo, símbolo, desenho – ou uma contribuição desses elementos – que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa ou grupo de empresas e diferenciá-los da concorrência”
– Philip Kotler, também conhecido como Pai do Marketing
Para criar uma marca forte, é necessário formar uma experiência com o cliente que transmita seus valores e objetivos, originando assim uma identificação significativa dos seus produtos e serviços e gerando bom diferencial.
Branding
O Branding é toda a estratégia utilizada para construir uma imagem positiva à marca e aumentar a visibilidade dela nesse formato. Por esse motivo, também é conhecido como Brand Management – ou “gestão de marca”, em português.
Precisa-se saber o lugar que a empresa busca chegar, para assim gerar no público a reputação que coincida com o que a marca quer passar.
Ou seja, o Branding é a personalidade da marca na mente do consumidor.
É importante investir em branding?
Se o seu objetivo é criar uma marca forte e que se destaque da concorrência, não há dúvidas que investir em branding é a melhor opção.
Hoje em dia, o público precisa se conectar com seu negócio para comprar mais. Em razão disso, todas as estratégias precisam criar sensações conscientes e inconscientes para com seus consumidores.
“69% dos brasileiros já realizam suas compras com base no posicionamento das empresas sobre questões sociais”
– Meio&Mensagem (confira a pesquisa completa aqui).
As pessoas não querem saber apenas do que estão consumindo, mas também quem está por trás do que é vendido.
Como ter uma marca forte
Assim como a globalização aumenta a competitividade, também torna mais fácil colocar as estratégias em prática.
Basicamente, um bom branding consiste em dois aspectos: uma identidade visual bem esclarecida e estratégias bem direcionadas.
Identidade Visual
Uma boa gestão de marca precisa ter uma unidade de estilo, para se comunicar com seu público de uma forma que ele consiga identificar a sua “personalidade” através dos conteúdos produzidos.
O seu DNA deve permanecer para que sua mensagem seja constante e criar, assim, um maior retorno. Para ficar mais fácil, é indicado ter um Manual da Marca.
Estratégias
Com uma identidade visual pronta, é necessário saber como se comunicar com o público-alvo. Nesse item, será decidida qual personalidade a marca terá, o “tom de voz” para se comunicar com os consumidores e por quais canais isso será feito.
Todo o conteúdo será feito e divulgado com base nessas estratégias. As conexões acontecerão a partir do planejamento feito aqui.
Marcas que foram além do seu produto
Skol
Marca mais valiosa do Brasil entre 2013 e 2018, a Skol se tornou referência de posicionamento.
Diferente do que todas as outras cervejas faziam, ela decidiu mudar seu Brand Management e adotar estratégias que envolvessem assuntos em alta, como racismo e machismo, com a mensagem de “O mundo evoluiu e a Skol também”.
Todas as suas ações seguiram o mesmo caminho, e isso fez com que a empresa ampliasse a conexão com os consumidores e construísse uma imagem diferente do que passavam anteriormente.
McDonald’s
Um dos maiores exemplos de marca forte e reconhecida do mundo, o McDonald’s se posiciona como líder de mercado no Brasil, e não é de maneira fácil: o investimento para criar conexões com o consumidor é alto.
A empresa é reconhecida apenas pelas suas cores Vermelho e Amarelo, algumas vezes sem precisar utilizar o logotipo em suas peças.
Case de Sucesso – Paleteria Paulista
A Paleteria Paulista é uma empresa do segmento alimentício que comercializa paletas mexicanas criada para atender os mais diversos públicos.
Em 2015, houve o desafio de se destacar no mercado, já que o produto estava no ápice do sucesso em São Paulo. Para isso, foi necessário criar uma marca forte através de uma boa campanha de branding.
O desenvolvimento do projeto
Foi solicitado que existisse uma comunicação de fácil reprodução, com a personalidade da marca consistente para a futura expansão da franquia. Além disso, colocar no cardápio outros produtos que pudessem ser consumidos no inverno/outono.
Para chegar ao melhor resultado, a equipe de design se aprofundou em estudos para criar uma linha de comunicação que conversasse diretamente com o perfil do consumidor.
O objetivo foi extrair um sorriso de quem tivesse a experiência com a Paleteria Paulista.
Resultado
Com elementos simples e a aplicação da tendência do flat design, foi criado um ícone para a Paleteria Paulista com cores alegres, vivas e divertidas, que remetiam aos produtos. A tipografia selecionada, por ser forte, completa o desenho da marca, mostrando consistência e carregando a missão e a visão da empresa de se tornar uma das maiores redes de franquia do Brasil.
A aceitação da marca e o reconhecimento foram praticamente imediatos. No mês de inauguração da campanha, foram vendidas 15 mil paletas; em alta temporada, a empresa atendeu aproximadamente 500 pessoas por semana. Isso nos mostra que, mesmo em meio a tantas outras opções, o público escolheu a Paleteria Paulista – e comprova que um bom branding faz toda a diferença.
Tudo isso resultou também no Prêmio de Melhor Branding no 3º Prêmio O ABC da Comunicação, em 2015, para a Agência Chairô, responsável pela campanha!
ABC da Comunicação
Como falamos anteriormente, o Prêmio ABC da Comunicação tem o intuito de reconhecer empresas e profissionais, assim como também seus projetos desenvolvidos no ano.
Até o momento, a Agência Chairô possui 19 prêmios. Legal né?!
E você, qual empresa considera ter uma marca forte no mercado? Compartilha com a gente!