Criar uma marca forte e ser reconhecida em qualquer mercado não é uma tarefa simples. As estratégias são montadas através de muito estudo e cada passo é monitorado pelo público consumidor que, com a tecnologia, tem o poder de acompanhar o que acontece e opinar sobre o posicionamento ou ações da marca de forma imediata.
Com a concorrência cada vez maior, cada diferencial é uma chance de se destacar entre as empresas que têm apostado em Marketing Digital para aumentar seus alcances.
Um dos fatores primordiais é ter um nome referência, que seja sempre atrelado ao serviço ou produto vendido, conquistando assim uma divulgação espontânea da sua marca pelas pessoas que a consomem.
Nesse texto você irá aprender a diferença entre Branding e Marca, como criar estratégias para desenvolver cada uma dessas etapas, e de bônus irá ver um case de sucesso premiado aqui da chairô.
Antes de tudo, é importante saber a diferença entre Branding e Marca para trabalhar melhor essas questões:
Quando falamos em marca, é comum associarmos direto ao logotipo. Apesar de ter ligação, o significado é mais amplo: é toda a representação figurada de uma empresa que a torna diferente das outras.
“Marca é um nome, termo, símbolo, desenho – ou uma contribuição desses elementos – que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa ou grupo de empresas e diferenciá-los da concorrência”
– Philip Kotler, também conhecido como Pai do Marketing
Para criar uma marca forte, é necessário formar uma experiência com o cliente que transmita seus valores e objetivos, originando assim uma identificação significativa dos seus produtos e serviços e gerando bom diferencial.
O Branding é toda a estratégia utilizada para construir uma imagem positiva à marca e aumentar a visibilidade dela nesse formato. Por esse motivo, também é conhecido como Brand Management – ou “gestão de marca”, em português.
Precisa-se saber o lugar que a empresa busca chegar, para assim gerar no público a reputação que coincida com o que a marca quer passar.
Ou seja, o Branding é a personalidade da marca na mente do consumidor.
Se o seu objetivo é criar uma marca forte e que se destaque da concorrência, não há dúvidas que investir em branding é a melhor opção.
Hoje em dia, o público precisa se conectar com seu negócio para comprar mais. Em razão disso, todas as estratégias precisam criar sensações conscientes e inconscientes para com seus consumidores.
“69% dos brasileiros já realizam suas compras com base no posicionamento das empresas sobre questões sociais”
– Meio&Mensagem (confira a pesquisa completa aqui).
As pessoas não querem saber apenas do que estão consumindo, mas também quem está por trás do que é vendido.
Assim como a globalização aumenta a competitividade, também torna mais fácil colocar as estratégias em prática.
Basicamente, um bom branding consiste em dois aspectos: uma identidade visual bem esclarecida e estratégias bem direcionadas.
Uma boa gestão de marca precisa ter uma unidade de estilo, para se comunicar com seu público de uma forma que ele consiga identificar a sua “personalidade” através dos conteúdos produzidos.
O seu DNA deve permanecer para que sua mensagem seja constante e criar, assim, um maior retorno. Para ficar mais fácil, é indicado ter um Manual da Marca.
Com uma identidade visual pronta, é necessário saber como se comunicar com o público-alvo. Nesse item, será decidida qual personalidade a marca terá, o “tom de voz” para se comunicar com os consumidores e por quais canais isso será feito.
Todo o conteúdo será feito e divulgado com base nessas estratégias. As conexões acontecerão a partir do planejamento feito aqui.
Marca mais valiosa do Brasil entre 2013 e 2018, a Skol se tornou referência de posicionamento.
Diferente do que todas as outras cervejas faziam, ela decidiu mudar seu Brand Management e adotar estratégias que envolvessem assuntos em alta, como racismo e machismo, com a mensagem de “O mundo evoluiu e a Skol também”.
Todas as suas ações seguiram o mesmo caminho, e isso fez com que a empresa ampliasse a conexão com os consumidores e construísse uma imagem diferente do que passavam anteriormente.
Um dos maiores exemplos de marca forte e reconhecida do mundo, o McDonald’s se posiciona como líder de mercado no Brasil, e não é de maneira fácil: o investimento para criar conexões com o consumidor é alto.
A empresa é reconhecida apenas pelas suas cores Vermelho e Amarelo, algumas vezes sem precisar utilizar o logotipo em suas peças.
A Paleteria Paulista é uma empresa do segmento alimentício que comercializa paletas mexicanas criada para atender os mais diversos públicos.
Em 2015, houve o desafio de se destacar no mercado, já que o produto estava no ápice do sucesso em São Paulo. Para isso, foi necessário criar uma marca forte através de uma boa campanha de branding.
Foi solicitado que existisse uma comunicação de fácil reprodução, com a personalidade da marca consistente para a futura expansão da franquia. Além disso, colocar no cardápio outros produtos que pudessem ser consumidos no inverno/outono.
Para chegar ao melhor resultado, a equipe de design se aprofundou em estudos para criar uma linha de comunicação que conversasse diretamente com o perfil do consumidor.
O objetivo foi extrair um sorriso de quem tivesse a experiência com a Paleteria Paulista.
Com elementos simples e a aplicação da tendência do flat design, foi criado um ícone para a Paleteria Paulista com cores alegres, vivas e divertidas, que remetiam aos produtos. A tipografia selecionada, por ser forte, completa o desenho da marca, mostrando consistência e carregando a missão e a visão da empresa de se tornar uma das maiores redes de franquia do Brasil.
A aceitação da marca e o reconhecimento foram praticamente imediatos. No mês de inauguração da campanha, foram vendidas 15 mil paletas; em alta temporada, a empresa atendeu aproximadamente 500 pessoas por semana. Isso nos mostra que, mesmo em meio a tantas outras opções, o público escolheu a Paleteria Paulista – e comprova que um bom branding faz toda a diferença.
Tudo isso resultou também no Prêmio de Melhor Branding no 3º Prêmio O ABC da Comunicação, em 2015, para a Agência Chairô, responsável pela campanha!
Como falamos anteriormente, o Prêmio ABC da Comunicação tem o intuito de reconhecer empresas e profissionais, assim como também seus projetos desenvolvidos no ano.
Até o momento, a Agência Chairô possui 9 prêmios. Legal né?!
E você, qual empresa considera ter uma marca forte no mercado? Compartilha com a gente!